segunda-feira, 5 de agosto de 2013

INSS sem medo!

Quando decidi por este título foi pensando em como as pessoas em geral tem medo do INSS. Bom, mas que medo seria este?

Sabemos que em especial nos benefícios por incapacidade: auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente ir ao posto e conseguir um benefício é uma tarefa quase impossível, pois na maioria das vezes encontramos funcionários e peritos desinteressados. Mas não para por ai, mesmo nos outros benefícios como uma aposentadoria por idade nos deparamos com inúmeras dificuldades, geralmente o segurado vai lá pensando que está tudo bem, já tem a idade necessária, o tempo exigido e que em poucas horas ou no máximo em um mês estará aposentado e não é o que ocorre... recebe aquela cartinha com o indeferimento e não consegue entender absolutamente nada do que está escrito. Muito frustante!!!

Mas o que o segurado deve fazer ao longo da sua vida para evitar esses problemas e ter este medo do INSS na hora de se aposentar?

Bom, em primeiro lugar todos sem exceção da idade deve se preocupar com suas carteiras de trabalho e recolhimentos feitos ao INSS, pois no país em que vivemos as empresas abrem e fecham da noite para o dia e deixam dívidas milionárias sem serem pagas, inclusive a contribuição de seus empregados, que acabam pagando a conta na hora de se aposentar. Então é recomendável uma vez por ano ou pelo menos ao sair da empresa ir ao INSS e pegar um extrato de sua contribuições para ver se estão corretas e se não estiverem este é o momento para ir atrás, pois depois pode ser tarde demais para conseguir achar a empresa ou solicitar algum documento necessário.

Outra dica é guardar os documentos como holerites, termo de rescisão contratual, extrato de fundo de garantia, pois caso você não ache a empresa quando necessário terá provas suficientes de seu tempo trabalhado e valores recebidos de salário.

Como já dito acima é importante ter uma preocupação constante com os seus documentos e também sempre estar acompanhando seu extrato no INSS e de FGTS, pois sua vida labora estará neles, como se fosse o extrato de sua conta que você olha todos os dias ou pelo menos uma vez por semana!

Quanto aos benefícios por incapacidade importante ter em mãos os laudos médicos e saber explicar de modo correto o problema, mas na maioria dos casos recomendamos que procure a justiça já que o caso será avaliado com mais critério.

É importante a todos os segurados acautelarem-se em procurar especialista na área para que sejam bem orientados e se necessário ingressem com uma ação a fim de assegurar seus direitos, bem como que não se deixem envolver por promessas de resolução fácil de alguns profissionais e claro que todos comecem a ter uma cultura previdenciária e desde logo se cerquem dos cuidados necessários para a hora de sua aposentadoria não ser de medo, mas de felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário